Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PS diz à troika que quer derrubar o Governo para renegociar acordo

Carta de António José Seguro sobre moção de censura deixa clara intenção de derrubar o Governo para renegociar o acordo com a troika.

Miguel Baltazar
Pedro Santos Guerreiro psg@negocios.pt 25 de Março de 2013 às 19:50
  • Partilhar artigo
  • 27
  • ...

Derrubar o Governo e renegociar o plano de ajustamento. É esta a mensagem da carta que António José Seguro enviou à troika, segundo fonte do PS explicou ao Negócios. A carta tem como mote explicar a moção de censura ao Governo, que o PS decidiu apresentar em reunião na quinta-feira passada.

 

Foi o próprio secretário-geral socialista que anunciou durante o fim-de-semana ter escrito uma carta à troika em que assume que, se for Governo, o PS “honrará os compromissos assumidos pelo Estado Português”. Mas a carta explicita que, antes disso, quer mudar esses compromissos.

 

“A carta é muito dura com a troika”, explicou a mesma fonte, “e assume que o objectivo do PS é derrubar o Governo e substituí-lo por um Governo que representa o consenso da sociedade portuguesa, coisa que este já não consegue”. Assumindo essa premissa de derrubar a Executivo de Passos Coelho, a carta prossegue com o objectivo de “renegociar o acordo” entre Portugal e troika. “A carta apresenta claramente as razões da moção de censura do PS mas diz que Portugal honrará os compromissos do país”, conclui a mesma fonte.

 

António José Seguro explica assim a moção de censura e radicaliza o discurso contra o Governo e contra a política de austeridade da troika. Fá-lo, no entanto, sem ameaçar romper esse acordo, antes desejar renegociá-lo. O que, segundo Seguro, tem de ser feito por um novo Governo.

Ver comentários
Saber mais Seguro troika
Outras Notícias