Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PS diz que défice do primeiro semestre “desmente discursos catastrofistas”

João Galamba afirma que défice está a cair “o dobro” do previsto para o conjunto de 2016 e rejeita necessidade de um plano B.

João Galamba. Pasta provável: Sem sector atribuído
Vítor Mota/Correio da Manhã
Marta Moitinho Oliveira martaoliveira@negocios.pt 23 de Setembro de 2016 às 12:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • 37
  • ...

O porta-voz do PS, João Galamba, defendeu esta sexta-feira que a redução do défice no primeiro semestre deste ano "desmente os discursos catastrofistas", argumentando que o défice está a recuar "o dobro" do que o Executivo prevê para o conjunto do ano.

O deputado socialista, que falava aos jornalistas no Parlamento, reagia assim aos dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e que indiciam que o défice orçamental ficou em 2,8% do PIB no primeiro semestre. Este número mostra uma redução do défice face ao período homólogo, quando se situou em 4,6%. No entanto, está ainda acima do limite traçado pela Comissão Europeia, um défice de 2,5%.

"Estamos a reduzir o défice o dobro do previsto" pelo Governo para o conjunto do ano, disse João Galamba. Isto significa que "estamos no bom caminho", explicou.

"Temos de reduzir o défice em 0,9 pontos percentuais e estamos a reduzir 1,8 pontos", sustentou.

Estes valores dão confiança de que o Governo conseguirá "o défice mais baixo da democracia", afirmou João Galamba, justificando que "normalmente o segundo semestre é melhor do que o primeiro".

"Este ano está tudo muito mais ao alcance do Governo. São notícias francamente positivas que desmentem categoricamente discursos catastrofistas sobre a necessidade de um plano B", disse. O porta-voz do PS acrescentou que "os dados mostram que quem precisa de plano B é a oposição".

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou esta quinta-feira ter dúvidas quanto ao cumprimento das metas do Governo para o défice, e também para o crescimento económico, sem mais medidas de austeridade.

Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado João Galamba PS défice INE
Mais lidas
Outras Notícias