Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PSD recupera nas sondagens

O PS ainda lidera as intenções de voto, com 31%, mas o PSD subiu quatro pontos reunindo 28%, revela uma sondagem da Universidade Católica publicada esta sexta-feira para a Antena 1, RTP, "Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias".

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 15 de Março de 2013 às 08:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • 46
  • ...

O Governo é "mau" ou "muito mau" para 77% dos inquiridos na sondagem da Universidade Católica. E as suas medidas não vão tornar, para 60%, o País mais competitivo ou desenvolvido. No entanto, para 61% a oposição não faria melhor.

 

Por outro lado, 57% dos inquiridos nesta sondagem – realizada nos dias 9, 10 e 11 de Março de 2013, que resultou em 949 inquéritos válidos – dizem não se rever em nenhuma das medidas que os partidos de esquerda apresentam. 

 

O Bloco de Esquerda é a força política que mais recua nas intenções de voto, descendo para 8%, face aos 11% que recolhia em Setembro de 2012.

 

A CDU passa, por seu lado, de 13% para 12%. Já o CDS-PP desce de 7% para 5%.

 

Questionados sobre a demissão do Governo, as opiniões dos inquiridos dividem-se: 45% é favorável a essa demissão, enquanto 46% são pela manutenção em funções do Executivo de Passos Coelho.

 

Quanto a expectativas futuras, 17% acredita que o Governo vai governar melhor, 23% responderam pior e a maioria (55%) nem uma coisa nem outra.

 

Para metade dos inquiridos (50%) há alternativas viáveis ao rumo que o Governo tem seguido.

 

Quanto aos principais líderes partidários, Cavaco Silva recebe apenas nota positiva de 48% dos inquiridos, menos um ponto percentual do que em Setembro do ano passado.

    

Passos Coelho, por seu lado, mantém os 34% de há seis meses.

 

António José Seguro, que em Setembro reunia 51% de nota positiva dos inquiridos que o afirmam conhecer, viu agora recuar essa percentagem para 43%.

 

Nota igual recebeu Paulo Portas, que subiu três pontos percentuais face ao último barómetro.

 

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, recolhe, por seu lado, 47% de notas positivas e Catarina Martins/João Semedo, do Bloco de Esquerda, 41% e 44% respectivamente.    

Ver comentários
Saber mais sondagem Universidade Católica
Mais lidas
Outras Notícias