Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PSD critica José Sócrates por não assumir erros

A comitiva europeia de nove eurodeputados ouviu ontem o ex-primeiro-ministro José Sócrates, responsável pelo pedido de assistência, bem como os parceiros sociais, o governador do Banco de Portugal e o vice-primeiro-ministro Paulo Portas. No final da reunião com Sócrates, os eurodeputados do PSD e CDS lançaram críticas ao ex-chefe de Governo.

Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 06 de Janeiro de 2014 às 23:11
  • Partilhar artigo
  • 13
  • ...

"Nunca vi José Sócrates assumir erros nenhuns, porque alega que os erros são sempre dos outros, são sempre dos mercados", acusou José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD. Diogo Feio (na foto), do CDS, lamentou que o ex-ministro das Finanças não tenha estado presente.

As quatro reuniões de ontem tiveram a presença dos dois relatores deste inquérito, Othmar Karas (PPE) e Liem Hoang Ngoc (Socialistas), dos dois co-relatores e de um grupo de cinco eurodeputados portugueses. De acordo com Elisa Ferreira, foram os relatores que assumiram a condução dos encontros. "Estamos a tentar dar-lhes espaço total", explicou ao Negócios.

Os dois relatores fizeram, por norma, três tipos de perguntas aos responsáveis políticos e sociais com quem se encontraram. "O que é que levou a que um país chegasse a uma situação tão crítica? O que é que resultou e não resultou, e porquê? Quais é que são as lições para o futuro?", afiançou Elisa Ferreira.

A comitiva reúne-se hoje com a ministra das Finanças, com Carlos Moedas e com vários deputados em São Bento.

Grécia acusa troika de erros

A Grécia, que é o próximo país a receber a comitiva de eurodeputados que vai estudar a actuação da troika, foi ontem criticada pelo ministro das Finanças Yannis Stournaras. "A Zona Euro não diagnosticou a tempo as causas da crise na Grécia e no sul da Europa" e fez previsões "muito optimistas", acusou. BS

Ver comentários
Saber mais José Sócrates governador do Banco de Portugal Paulo Portas PSD José Manuel Fernandes Diogo Feio Othmar Karas Liem Hoang Elisa Ferreira Carlos Moedas política Zona Euro Europa Yannis Stournaras Grécia
Outras Notícias