Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Putin proposto para Prémio Nobel da Paz

Um grupo de activistas e políticos russos propuseram Vladimir Putin para Prémio Nobel da Paz, revelou o presidente da Academia Internacional da União das Nações do Mundo (AIUNM), Gueorgui Trapeznikov. “O papel de Putin na Síria merece um Prémio Nobel da Paz”, defendem os representantes da candidatura.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 01 de Outubro de 2013 às 14:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • 43
  • ...

“A carta foi enviada ao Comité Nobel a 16 de Setembro e recebida por este a 20 de Setembro", disse a jornalistas o presidente da academia, Gueorgui Trapeznikov, citado pela rádio Voz da Rússia. “Nós sabemos muito bem a importância do papel pacificador que foi desempenhado em regiões críticas, muito especialmente em Beslan, Ossétia do Sul, pelo nosso presidente”, adiantou Trapeznikov.

 

A candidatura foi entregue por um grupo de activistas e políticos russos que admitiram não ter consultado o Kremlim sobre esta decisão, de acordo com a imprensa internacional.

 

“Desconheço quem indicou o presidente e se essa pessoa dispõe das necessárias faculdades para isso”, disse Dmitri Peskov, porta-voz de Putin, em entrevista para o jornal Izvestia, citado pela agência EFE.

 

“Putin não é partidário de receber condecorações ou prémios. É partidário de encontrar satisfação em conseguir resultados com seu trabalho”, afirmou Peskov. “Putin fez muito, toda a parte russa fez muito, dedicando gigantescos esforços e mostrando uma mestria diplomática fora do comum para proteger a região (do Oriente Médio) e todo o mundo do surgimento de um novo conflito armado”, acrescentou.

 

Em causa está o papel desempenhado por Putin na tentativa de resolução do impasse em torno da Síria, depois do Governo sírio ter sido acusado de ter provocado a morte a milhares de pessoas através de um ataque com gás sarin.

 

Foi após a intervenção de Putin que Barack Obama, prémio Nobel da Paz em 2009, travou a intervenção militar que estava a ser preparada.

Ver comentários
Saber mais Putin Nobel da Paz
Mais lidas
Outras Notícias