Política Quanto vão gastar os partidos na campanha das Legislativas 2019? E em quê?

Quanto vão gastar os partidos na campanha das Legislativas 2019? E em quê?

Os gastos previstos pelos partidos para a campanha das Legislativas 2019 é 8% inferior ao que estava previsto para 2015.
Quanto vão gastar os partidos na campanha das Legislativas 2019? E em quê?
Tiago Varzim 07 de setembro de 2019 às 10:00
As eleições legislativas estão marcadas para 6 de outubro, mas até lá as campanhas dos vários partidos vão mobilizar-se de norte a sul do país e das ilhas na tentativa de captar os eleitores. No total, essas candidaturas contam gastar 8,1 milhões de euros, menos 8% do que nas legislativas de 2015 (8,8 milhões de euros), de acordo com os orçamentos entregues pelos partidos à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP).

A maior fatia do orçamento vai para custos administrativos e comícios e espetáculos, mas quem gasta mais em quê depende da estratégia de cada partidos e da expectativa da votação (é esta que define a subvenção recebida). Por exemplo, os partidos mais pequenos, que têm menor cobertura mediática, vão dedicar uma maior percentagem do seu orçamento nos cartazes de rua para tentar chegar às pessoas.

Apesar destes orçamentos serem entregues à ECFP, ainda são uma previsão e não um limite que os partidos têm para gastar. Ou seja, em vários casos, os gastos acabam por ser maiores do que o previsto. Contudo, também há casos de candidaturas cujas despesas ficam aquém do orçamentado.

Nesta infografia pode ver quanto é que os partidos vão gastar e em quê.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI