Notícia
Queda da produção na construção voltou a abrandar em Novembro
O indicador de produção no sector da construção registou uma quebra homóloga mais lenta em Novembro, num quarto mês consecutivo em que abrandou o ritmo de deterioração.
- Assine já 1€/1 mês
- 1
- ...
O índice de produção na construção recuou 14,8% em Novembro, face ao mesmo mês do ano anterior, e atenuou o ritmo de deterioração homóloga pela quarto mês consecutivo, segundo os dados divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No mês anterior, a descida do índice fora de 15,8% face a Outubro de 2012.
A contribuir para uma descida menos acentuada estiveram a Construção de Edifícios e a Engenharia Civil. O primeiro índice, que tem maior peso no indicador global da construção, recuou 14,5% em Novembro, face ao ano anterior, depois de ter desempenhado uma quebra homóloga de 15,3% em Outubro. O contributo desta área para a evolução do índice agregado foi negativa em 8,4 pontos percentuais.
Na área de Engenharia, a quebra foi de 15,2% em termos homólogos, o que compara com uma deterioração de 16,4% em Outubro. Neste caso, o contributo para a quebra do índice agregado foi de 6,4 pontos percentuais.
Destruição de emprego diminuiu mas os salários caíram mais
O índice que mede o emprego no sector da construção recuou 12,4% face a Novembro de 2012, segundo o INE, o que compara com a quebra 14,1% no mês anterior. Por outro lado, as remuneração diminuíram 13,9%, acentuando a descida de 12,0% que fora registada em Outubro.