Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Queda dos preços desacelerou em Agosto na Zona Euro

De acordo com a primeira estimativa do Eurostat, os preços desceram em média 0,2% no conjunto dos 16 países membros da união monetária, o que compara com uma queda de 0,7% em Julho primeiro mês em que a Zona Euro registou uma inflação negativa.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 31 de Agosto de 2009 às 10:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A descida dos preços na Zona Euro terá sido travada em Agosto, mas a variação do índice voltou a ser negativa.

De acordo com a primeira estimativa, hoje divulgada pelo Eurostat, os preços desceram em média 0,2% no conjunto dos 16 países membros da união monetária, o que compara com uma queda de 0,7% em Julho – primeiro mês em que a Zona Euro registou uma inflação negativa.

A generalidade dos economistas espera que a inflação homóloga se mantenha negativa até ao fim do terceiro trimestre, em reflexo da recessão económica, mas sobretudo da correcção aritmética induzida pelos valores recorde atingidos pelas cotações do petróleo e de vários produtos alimentares de base no ano passado.

Em Portugal, esta correcção tem sido particularmente acentuada. Em Julho, último mês para o qual estão disponíveis dados comparativos, a variação média acumulada do índice de preços no consumidor foi de 0,5%, o que corresponde ao valor mais baixo entre os 27 Estados-membros da União Europeia, apenas igualado pela Irlanda.
Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias