Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

"Portugal tem mais tempo que a Grécia"

Portugal e Grécia são os países europeus que enfrentam o maior risco de entrar numa dinâmica de definhamento. Mas o Governo português dispõe de mais tempo e de um maior espaço de manobra para evitar entrar num processo de "morte lenta", considera a Moody s.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 13 de Janeiro de 2010 às 11:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...
Portugal e Grécia são os países europeus que enfrentam o maior risco de entrar numa dinâmica de definhamento. Mas o Governo português dispõe de mais tempo e de um maior espaço de manobra para evitar entrar num processo de “morte lenta”, considera a Moody’s.

“Portugal tem mais tempo para agir e para inverter esta tendência, e é por isso que permanece com uma perspectiva (“Outlook”) negativa sobre o seu rating, de Aa2”.

“Em contraste”, acrescenta a agência de notação de risco num relatório hoje divulgado sobre a dívida soberana dos países europeus, “a Grécia dispõe consideravelmente de menos tempo para atacar os seus problemas, sobretudo porque a deterioração das suas finanças públicas têm sido muito mais dramática".

De acordo com as mais recentes previsões da Comissão Europeia, Portugal deverá ter fechado as contas de 2009 com um défice orçamental superior a 8%; já a Grécia terá um “buraco” seguramente superior a 13%. A dívida pública portuguesa, por seu turno, anda perto da casa dos 80%, quando a grega ronda os 120% do PIB.
Ver comentários
Outras Notícias