Notícia
Rajoy: "Não há dinheiro para pagar os serviços públicos"
Mariano Rajoy, chefe do Executivo espanhol, justificou assim o corte de 10 mil milhões de euros na saúde e educação: "não há dinheiro para pagar serviços públicos". E fê-lo numa visita à Colômbia, onde se alojou num hotel de três estrelas.
- Assine já 1€/1 mês
- 7
- ...

"Gastámos muitíssimo nos anos passados", argumentou numa conferência de imprensa realizada em Bogotá, capital da Colômbia, onde se encontra.
Reconhecendo que é "duro" pedir "um esforço" aos espanhóis, Rajoy deixou claro que "é necessário e imprescindível".
Mariano Rajoy encontra-se por estes dias na América Latina. Primeiro foi ao México, agora à Colômbia e, segundo o "El Mundo", escolheu um hotel, da cadeia espanhola NH, equivalente a um três estrelas. O "El Mundo" acrescenta que é um alojamento "sóbrio e confortável". Além disso, acrescenta, viajou com uma equipa mínima.
E perante alguns empresários, salientou a estabilidade jurídica e política da Colômbia. Espanha é o terceiro maior investidor estrangeiro na Colômbia. Os elogios a este país também são recados à Argentina que esta semana avançou com o processo de nacionalização da posição da Repsol na YPF. E ouviu o que quis do presidente colombiano, Juan Manuel Santos: "Nós não expropriamos". Mais tarde, na conferência de imprensa, ainda que a Repsol está na Colômbia e que vai fazer uma grande exploração com a Ecopetrol, companhia estatal de gás. "Somos amigos do investimento estrangeiro".
Também hoje irá a Conselho de Ministros as medidas que Espanha pretende tomar face à intervenção argentina.