Política Ramalho Eanes confirma apoio a candidatura de Sampaio da Nóvoa

Ramalho Eanes confirma apoio a candidatura de Sampaio da Nóvoa

O general e ex-Presidente, Ramalho Eanes, confirmou que irá apoiar a candidatura presidencial de Sampaio da Nóvoa. Assim, Eanes completa o rol de ex-presidentes, junto com Mário Soares e Jorge Sampaio, que apoiam a candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa.
Ramalho Eanes confirma apoio a candidatura de Sampaio da Nóvoa
Correio da Manhã
Negócios 22 de maio de 2015 às 12:12

O primeiro Presidente da República eleito no pós-25 de Abril, o general Ramalho Eanes, confirmou que apoia a candidatura presidencial protagonizada por António Sampaio da Nóvoa.

 

Em declarações ao semanário Sol, Eanes realçou o "espírito de missão e a dedicação ao bem-comum" de Sampaio da Nóvoa. Este era um apoio já esperado pela estrutura responsável pela candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa, que assim consegue o pleno no que concerne a apoios de antigos presidentes da Repúblico do período democrático. Tanto Mário Soares como Jorge Sampaio já haviam confirmado publicamente o apoio ao ex-reitor.

 

No dia do anúncio oficial da candidatura à presidência da República, a 29 de Abril no Teatro da Trindade, em Lisboa, Soares e Sampaio destacaram-se entre a multidão que lotava o teatro e ocupava parte do Largo da Trindade.

 

Sampaio da Nóvoa estará na próxima segunda-feira no Teatro Rivoli, no Porto. Será a primeira grande acção de campanha desde que a oficialização da candidatura a Belém. 

 

Mas se Sampaio da Nóvoa conseguiu o apoio dos ex-presidentes, parece pouco provável que venha a recolher o apoio, ou sequer a preferência, do próximo ex-presidente, o ainda detentor do cargo, Cavaco Silva.

 

No discurso proferido na Trindade, o ex-reitor, numa clara indirecta a Cavaco Silva, assegurou que "não serei um espectador impávido perante a degradação da nossa vida pública", tendo ainda prometido ser "um Presidente presente".

 

"Não me resignarei perante a destruição do Estado-social, nem perante situações insuportáveis de pobreza, ou quaisquer outras circunstâncias que ponham em causa a dignidade humana", disse então.  

 

Depois do já expectável apoio de Ramalho Eanes, algo que já tinha sido noticiado também pelo jornal Sol, ainda em Abril, resta ainda confirmar se Sampaio da Nóvoa vai também recolher o apoio do PS. O jornal i avançava em Abril que os socialistas iriam confirmar o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa no Verão.




pub