Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Regiões e autarquias falham todas as metas orçamentais

Até ao primeiro trimestre, as despesas das regiões autónomas cresciam 4 pontos acima do devido, enquanto as receitas cresciam menos 11,2 pontos do que o esperado.

Pedro Romano promano@negocios.pt 22 de Julho de 2010 às 00:01
As autarquias e as regiões autónomas não estão a conseguir cumprir as exigentes metas orçamentais impostas pelo Governo para 2010. Num ano em que a redução do défice é a prioridade número um, os gastos destes sectores estão a crescer acima do esperado e as receitas tardam em atingir o nível com que o Executivo está a contar para abater dois pontos percentuais ao buraco das contas públicas.

A situação mais complicada é a das regiões, onde a despesa total do primeiro trimestre cresceu 11,3% relativamente ao mesmo período do ano passado. Segundo o boletim de execução orçamental, publicado anteontem pela Direcção Geral do Orçamento (DGO), esta taxa está quatro pontos percentuais acima do que está inscrito para o total do ano no Orçamento do Estado de 2010. Na receita, a situação é ainda mais difícil: a máquina fiscal esperava arrecadar mais 13,4% do que no ano passado, mas até Março o crescimento não ultrapassava os 2,2%.









logo_empresas

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio