Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Reino Unido cresce ao ritmo mais elevado dos últimos dois anos

A economia britânica cresceu no quarto trimestre de 2006 ao ritmo mais elevado dos últimos dois anos e meio impulsionada pelo aumento do investimento e da compra de casas.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 23 de Fevereiro de 2007 às 12:41
  • Partilhar artigo
  • ...

A economia britânica cresceu no quarto trimestre de 2006 ao ritmo mais elevado dos últimos dois anos e meio impulsionada pelo aumento do investimento e de compra de casas.

No quarto trimestre de 2006, o produto interno bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,8% face ao trimestre anterior, o ritmo mais elevado desde o segundo trimestre de 2004, revelou esta manhã o instituto de estatística inglês. Face ao período homólogo, a economia britânica cresceu 3%, 0,1 pontos percentuais acima do registado nos três meses anteriores.

Este subida é explicada pelo crescimento de 1% dos gastos privados – que no trimestre anterior tinham subido 0,4% - e de 2,5% no investimento, o valor mais elevado dos últimos cinco trimestres.

Este crescimento ocorre numa altura de "boom" dos serviços financeiros e de aumento do preço das casas. De acordo com o Banco de Inglaterra, esta expansão vai acelerar em 2007 para o ritmo mais elevado dos últimos três anos.

Alguns membros do Banco de Inglaterra têm pressionado a instituição para que volte a subir o valor da taxa de juro de referência (actualmente nos 5,25%) por temerem que esta expansão crie pressões inflacionistas.

Outras Notícias