Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Remessas de Angola caem para valor mais baixo desde 2011

Em Maio deste ano, os emigrantes portugueses em Angola enviaram para Portugal 12,48 milhões de euros, o valor mais baixo desde Setembro de 2011, noticia hoje o Diário Económico.

Simon Dawson/Bloomberg
Negócios 22 de Julho de 2015 às 09:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O jornal relaciona a quebra com a descida do preço do petróleo, que é, de longe, o principal sector de actividade da economia angolana. Os dados citados são do Banco de Portugal e apontam para um recuo de 21% face a Abril e 5,7% em comparação com o mesmo mês de 2014. Se forem analisados os primeiros cinco meses do ano, observa-se uma diminuição semelhante em dimensão (18%).

 

"O actual enquadramento de preços do petróleo muito baixos, cerca de metade do patamar registado há um ano, é muito adverso para a economia angolana, ainda muito dependente do sector petrolífero, explica ao Económico Paula Carvalho, economista-chefe do BPI.

 

"Num contexto de redução acentuada das suas exportações (cerca de 47% nos primeiros seis meses do ano) e naturalmente de entrada de divisas, a moeda tem vindo a desvalorizar e as remessas internacionais a encolher, exigindo a implementação de políticas adequadas pelas autoridades europeias", acrescenta a economista.

 

A venda de petróleo representa cerca de 30% do PIB angolano. 

Ver comentários
Saber mais Angola remessas emigrantes petróleo
Mais lidas
Outras Notícias