Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rendas antigas podem sofrer aumentos até quase 5% em 2012

As rendas antigas podem sofrer aumentos significativos em 2012. Factores de correcção foram hoje publicados em Diário da República.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 15 de Novembro de 2011 às 10:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...
O Governo publicou hoje em Diário da República a portaria que fixa os factores de correcção extraordinária das rendas para 2012, aplicáveis aos prédios arrendados para habitação antes de Janeiro de 1980.

De acordo com a tabela publicada, os senhorios poderão no próximo ano reclamar actualizações das rendas antigas que podem, no máximo, atingir 4,79% no caso de contratos anteriores a 1967 e de 3,19% nos posteriores. No ano passado, os factores de actualização foram de 0,45% e 0,3%, respectivamente.

Os novos coeficientes de actualização das rendas são agora tornados oficiais, embora fossem conhecidos desde o fim do Verão, na medida em que resultam da variação do índice de preços no consumidor calculado pelo Instituto Nacional de Estatística, sem habitação, correspondente aos últimos 12 meses e para os quais existam valores disponíveis à data de 31 de Agosto.

O senhorio interessado na actualização da renda deve comunicar ao arrendatário, através de carta registada com aviso de recepção (ou entregue em mão, com protocolo de recepção na cópia) e com a antecedência mínima de 30 dias. Caso o local arrendado constitua a casa de morada de família, a comunicação deve ser dirigida a cada um dos cônjuges. O novo valor da renda pode ser arredondado para o euro superior.


Ver comentários
Saber mais rendas antigas actualizadas 2012 Diário da República
Mais lidas
Outras Notícias