Economia Inflação em Portugal cai para valores negativos pela primeira vez desde 2015

Inflação em Portugal cai para valores negativos pela primeira vez desde 2015

O índice de preços no consumidor em Portugal passou de uma subida homóloga de 0,4% em junho para uma descida de 0,3% este mês.
Inflação em Portugal cai para valores negativos pela primeira vez desde 2015
Rita Faria 31 de julho de 2019 às 09:59

Os preços no consumidor em Portugal caíram em julho face ao mesmo mês do ano passado, segundo os dados preliminares revelados esta quarta-feira, 31 de julho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Siginifica isto que a taxa de inflação caiu para valores negativos este mês, o que acontece pela primeira vez desde fevereiro de 2015.

De acordo com a primeira estimativa do INE para este mês, o índice de preços no consumidor (IPC) passou de uma subida homóloga de 0,4% em junho para uma descida de 0,3% em julho, uma evolução justificada sobretudo pela queda dos preços de restaurantes e hotéis.

Além disso, acrescenta o INE, também a redução da taxa de IVA aplicada à eletricidade e ao gás natural contribuiu para a diminuição desta taxa.

A inflação subjacente – que exclui os preços mais voláteis dos produtos alimentares não transformados e energéticos – caiu de 0,6% em junho, para -0,1% este mês.

Em relação ao mês passado, o índice de preços no consumidor desceu 1,3%, depois de ter ficado inalterado em junho.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, o indicador utilizado pelo Eurostat para comparar a evolução dos preços nos vários Estados-membros, passou de uma subida de 0,7% em junho para uma queda de 0,7% em julho.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de julho serão publicados no próximo dia 12 de agosto.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI