Economia Revista do ano: Agosto

Revista do ano: Agosto

Agosto marca a entrada em vigor no novo código do trabalho. Marca também o aumento da contestação social: em apenas cinco semanas o Ministério da Economia recebeu 49 pré-avisos de greve. O desempenho da economia portuguesa volta a desiludir e agrava-se a divergência face à Zona Euro. O desemprego atinge um novo recorde: 15%.
Ana Luísa Marques 19 de dezembro de 2012 às 01:23

Os momentos nacionais

 

1 de Agosto Entra em vigor o novo código do trabalho. Os objectivos fixados pelas empresas a partir de hoje, 1 de Agosto, ganham um novo protagonismo. As alterações à lei laboral abrem a porta à utilização do despedimento por inadaptação, ao deixarem de exigir que tenha existido uma modificação prévia ao posto de trabalho em causa. É no âmbito da inadaptação que se enquadra o despedimento por incumprimento de objectivos, que se aplica a duas categorias de trabalhadores: cargos de direcção e de "complexidade técnica". (Alvíssaras, estamos despedidos!)

 

1 de Agosto Há um gestor que é administrador em 73 empresas. A acumulação de cargos pelos administradores das cotadas da bolsa de Lisboa é comum. Mas há gestores que conseguem o feito de pertencer ao conselho de administração de mais de três dezenas de cotadas. Há mesmo um que está na gestão de 73 empresas: Miguel Pais do Amaral.

 

2 de Agosto Governo vai cortar pela metade subsídios públicos às fundações. O Governo espera poupar 150 milhões a 200 milhões de euros com cortes nas fundações, o equivalente a 50% do total que é gasto anualmente com subsídios públicos a estas entidades e que, entre 2008 e 2010, chegou aos 1,5 mil milhões de euros.

 

8 de Agosto Canoagem portuguesa ganha prata nos Jogos Olímpicos de Londres. Emanuel Silva e Fernando Pimenta ganham a medalha de prata na categoria K2 1.000 metros, ficando apenas a 50 centésimos de segundo dos primeiros classificados.  

 

10 de Agosto Nova administração da ANA inicia funções. Jorge Ponce Leão substitui Guilhermino Rodrigues à frente da gestora aeroportuária, numa equipa que conta com outros quatro elementos: Ferreira de Lemos, vice-presidência, e os vogais António Morgado, Luís Ribeiro e Mário Lobo.

 

13 de Agosto Corte nas horas extras motivou 49 pré-avisos de greve num só mês. Em cinco semanas, os serviços do Ministério da Economia receberam meia centena de pré-avisos de greve às horas extraordinárias. Seis deles abrangem sectores inteiros e alguns são por tempo indeterminado. A primeira batalha dos sindicatos, e em particular da CGTP, é contra o novo Código do Trabalho. Mas o tom da contestação social irá aumentar com o Orçamento do Estado para 2013.

 

14 de Agosto PSD marca rentrée política. As férias de Passos Coelho acabam hoje. Da Manta Rota rumará à Quarteira para participar na Festa do Pontal que marca a rentrée política do PSD. Em cima da mesa tem vários dossiês-quentes que ameaçam transformar-se em dores de cabeça.

 

14 de Agosto Divergência de Portugal face a Zona Euro bate recordes. No segundo trimestre do ano, a contracção da economia portuguesa (1,2% em cadeia e 3,3% em termos homólogos) bateu as piores expectativas. Essa evolução veio reforçar uma divergência que, no caso nacional, bate recordes históricos: desde o segundo trimestre de 2010 que o crescimento em cadeia é inferior ao da média da Zona Euro.

Ao todo, são já nove trimestres consecutivos em que Portugal regista um desempenho pior do que a média dos países com moeda única, o que não acontece desde pelo menos 1995, o último ano para o qual o INE disponibiliza dados.

 

23 de Agosto Silva Rodrigues nomeado para gerir Carris e Metro. José Silva Rodrigues é nomeado para a presidência do conselho de administração que vai gerir conjuntamente Carris e Metropolitano de Lisboa. A nova equipa de gestão das empresas de transporte público de Lisboa será composta por apenas quatro elementos. Com a eliminação de seis administradores o Executivo consegue uma poupança, só nas remunerações dos gestores, da ordem dos 494 mil euros por ano.

 

22 de Agosto Governo admite concessionar a RTP e fechar a RTP2. O conselheiro especial do Governo para as privatizações, António Borges, afirma, em entrevista à TVI, que a RTP pode ser "concessionada" a operadores privados e não vendida, como previsto anteriormente. António Borges admitiu, porém, que o destino da RTP 2 deverá ser o encerramento. "Muito provavelmente. É quase inevitável. É um serviço que custa extraordinariamente caro para uma audiência muitíssimo limitada."

 

30 de Agosto Cofina e Banif regressam ao PSI-20. Cofina e Banif regressam ao principal índice nacional, substituindo a Cimpor e a Brisa que saíram do PSI-20 depois de terem sido alvo de ofertas públicas de aquisição (OPA).

 

O próximo ano não será de recessão.

 

Pedro Passos Coelho

 

Os momentos internacionais

 

2 de Agosto BCE empurra Espanha e Itália para resgate. Mario Draghi decepcionou aqueles que viram nas suas palavras da semana passada ("Dentro do seu mandato, o BCE está pronto para fazer o que for necessário para preservar o euro. E, confiem em mim, será suficiente") uma indicação de que o BCE iria intervir no mercado para "salvar" Espanha e Itália de um resgate. Draghi promete ajudar países com compra de dívida no mercado, mas só depois de um pedido de ajuda ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).

 

7 de Agosto Itália encolhe há um ano e Alemanha trava a fundo. A economia italiana contraiu 0,7% no segundo trimestre face aos três meses anteriores e 2,5% em termos homólogos. Trata-se do quarto trimestre consecutivo de contracção do PIB. No mesmo dia foram divulgados dados oficiais alemães que deram conta de um abrandamento maior do que o esperado da actividade industrial na maior economia europeia.  

 

9 de Agosto Obama à frente de Romney nas sondagens. A menos de três meses para as eleições de 6 de Novembro, várias sondagens dão a vitória ao presidente Barack Obama. Obama conta com 53% de opiniões favoráveis, contra 40% para Mitt Romney.  

 

20 de Agosto Apple valoriza 6.600% desde o primeiro iPod. A Apple passou a ser a empresa mais valiosa da história das bolsas mundiais no dia 20 de Agosto. A cotação recorde de 664,75 dólares, fixada pelas acções, deu à tecnológica um valor de mercado superior a 623 mil milhões de dólares, acima dos 616 mil milhões que chegou a valer a Microsoft em 1999, antes de rebentar a "bolha" das "dotcom". Em 2001, quando o falecido Steve Jobs lançou o primeiro iPod – um leitor digital de música –, as acções valiam nove dólares.

 

23 de Agosto Merkel eleita a mulher mais poderosa do mundo pela revista "Forbes". A chanceler alemã voltou este ano a ser eleita a mulher mais poderosa do mundo pela revista norte-americana, que caracteriza a líder política como a "dama de ferro da União Europeia".

 

31 de Agosto Angolanos votam hoje para que tudo fique na mesma. Sem supresa, José Eduardo dos Santos vai continuar a presidir aos destinos de Angola, pelo menos por mais cinco anos. O MPLA obteve 72,85% dos votos. Em segundo lugar surge a UNITA , com 18,22% dos votos e em terceiro a CASA-CE com 5,6%.   

 
 
 
 



pub

Marketing Automation certified by E-GOI