Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Revista de Imprensa diária

As principais noticias de economia da imprensa diária de hoje.

Negócios negocios@negocios.pt 02 de Dezembro de 2003 às 08:43
  • Partilhar artigo
  • ...

Caos nas comunicações do Estado (Jornal de Negócios) As comunicações na Administração Pública necessitam de uma reformulação profunda. Essa foi a apreciação da UMIC que considera ser possível reduzir os custos relativos às comunicações em 25%.

TAP pode comprar dois aviões (Jornal de Negócios) A TAP admite adquirir mais dois aviões novos, em leasing, para expandir a rede de destinos a partir do segundo semestre de 2004.

Jardim pressiona Durão para que CGD não compre Atlántico (Diário Económico) O presidente do Banco Comercial Português, Jardim Gonçalves, foi a São Bento manifestar junto de Durão Barroso as suas reservas ao interesse da Caixa Geral de Depósitos no espanhol Atlántico. O banqueiro teme que, no limite, esta operação implique que a CGD venda os 6,34% que detém no BCP, designadamente aos espanhóis do BBVA que têm 24,4% do banco catalão.

Finanças cortam mais de 7% nos salários e abonos em 2004 (Diário Económico) O Governo terá que efectuar cortes superiores a 7% nos salários e abonos fixos e variáveis dos funcionários públicos no próximo ano para cumprir as metas fixadas no Orçamento do Estado (OE) para 2004, já aprovado pelo Parlamento.

Exportações de cortiça perto de máximo histórico (Público) O sector da cortiça em Portugal deverá fechar o ano de 2003 mais uma vez em contraciclo com a economia nacional: pelo segundo ano consecutivo, as exportações estão a crescer em valor, aproximando-se, de acordo com os dados provisórios recolhidos pela Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor), do máximo histórico de 914,8 milhões de euros no ano 2000.

Concentração bancária é baixa em Portugal (Diário de Notícias) A concentração do sector bancário em Portugal é relativamente baixa, quando comparada com a dos restantes parceiros comunitários. Os cinco maiores bancos nacionais detém uma quota de 60% do mercado em activos, atrás da Holanda, com 83%, da Bélgica (82%), Finlândia (79%), Dinamarca (68%), Grécia (67%) e Suécia (63%).

Agências processam companhias (Diário de Notícias) A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) intentou acções judiciais contra as cinco principais companhias aéreas estrangeiras a operar em Portugal - British Airways, Lufthansa, Ibéria, KLM e Varig - e também contra a açoriana SATA com o objectivo de recuperar as comissões relativas ao serviço de passageiros que as transportadoras recusam pagar.

Ver comentários
Outras Notícias