Notícia
Risco da Alemanha ultrapassa o do Reino Unido pela primeira vez desde 2008
Dívida alemã chegou hoje a ser mais arriscada do a que do Reino Unido pela primeira vez desde Janeiro de 2008.
- 6
- ...

O custo de adquirir estes contratos, que pagam o valor nominal da dívida em caso de incumprimento, sobre a dívida alemã subiu 3,5 pontos base para 83 pontos base, segundo a Bloomberg que cita os dados da CMA. Entretanto os mesmos contratos para a dívida do Reino Unido já avançou 3 pontos base para 83 pontos e anulou a diferença de risco entre os dois países.
A taxa de juro da dívida alemã com maturidade a 10 anos agravou-se cinco pontos base para 2,35%, o que sinaliza que os investidores estão a exigir uma remuneração mais elevada para deter a dívida da Alemanha.
O risco das economias da periferia da Zona Euro está a afectar a dívida de alguns países que anteriormente eram vistas como um activo de refúgio. Isto já depois de o Banco Central Europeu (BCE) estar a levar a cabo a compra de obrigações soberanas dos países periféricos da Zona Euro.
“As pessoas estão a perceber que, em última instância, é a Alemanha que está a subscrever todo o risco”, disse o economista da Jefferies International, Marchel Alexandrovich, “É o ‘Bundesbank’ que vai estar a comprar 30% de todas as compras” como parte do esforço de compra de activos do BCE, explicou.
O analista do JPMorgan, Saul Doctor, diz que está a haver “uma transferência de risco da periferia para as economias do centro da Zona Euro”. “As pessoas estão a ver os crescentes riscos dentro da Zona Euro e alguns países como a Alemanha estão a ter de carregar o farda da crise da dívida”, acrescentou.