Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rompuy: "Estão a ser feitos progressos na reforma da Zona Euro"

Presidente do Conselho Europeu diz que estão a ser alcançados progressos efectivos na Zona Euro, e elogia o esforço do governo italiano que conseguiu, em dois meses, resultados "impressionantes".

Rita Faria afaria@negocios.pt 16 de Janeiro de 2012 às 15:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Herman van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, afirmou hoje que estão a ser feitos “progressos reais” no processo de reforma da Zona Euro, que deve agora focar-se no crescimento económico e na criação de emprego.

“Os players de mercado ou as agências de rating consideram, muitas vezes, que as nossas respostas são incompletas ou insuficientes”, disse Rompuy, depois do encontro com o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, citado pela Bloomberg. No entanto, “verificam-se progressos reais na reforma da Zona Euro”.

Enquanto os líderes europeus aguardam a assinatura do novo pacto orçamental “no início de Março”, a Europa deve concentrar-se na criação de emprego e no crescimento económico, porque uma economia enfraquecida pode aumentar o número de desempregados, alertou o presidente do Conselho Europeu.

Sobre a situação de Itália, Rompuy elogiou Mario Monti por ter atingido resultados “impressionantes” em apenas dois meses de funções, e sublinhou que os seus objectivos estão em linha com os objectivos da União Europeia.

“A agenda italiana é a agenda europeia”, afirmou. “Não há nenhuma diferença entre o que se persegue aqui, e o que está a ser perseguido em Bruxelas”.

Ver comentários
Saber mais Herman van Rompuy Itália Mario Monti
Outras Notícias