Economia Rui Rio vai trabalhar para multinacional de recursos humanos

Rui Rio vai trabalhar para multinacional de recursos humanos

Antigo presidente da Câmara do Porto vai assumir as funções de consultor sénior da Boyden e parceiro da Neves de Almeida/HR Consulting. Rui Rio assumirá estas funções já no próximo dia 1 de Março.
Rui Rio vai trabalhar para multinacional de recursos humanos
Miguel Baltazar/Negócios
Celso Filipe 24 de fevereiro de 2014 às 23:15

O tabu sobre o futuro profissional de Rui Rio está desfeito. O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto vai ser consultor sénior da Boyden e parceiro (partner) da Neves de Almeida/HR Consulting, soube o Negócios. Rui Rio, que chegou a ser apontado como eventual quadro do Deutsche Bank, assumirá estas funções já no próximo dia 1 de Março.

A Boyden e a Neves de Almeida / HR Consulting são duas empresas que operam na área dos recursos humanos. A primeira está exclusivamente vocacionada para o recrutamento de quadros de alta direcção ('executive search'), enquanto a segunda se centra no domínio da consultoria e desenvolvimento de recursos humanos.

A contratação de Rui Rio, de acordo com as duas empresas, está relacionada com a aposta na

As duas organizações para as quais vou trabalhar são constituídas por profissionais altamente qualificados, com valores com os quais me identifico.
 
Rui Rui
Ex-Presidente da Câmara do Porto

expansão da sua actividade em Portugal e também nos países de língua portuguesa. "Tendo em vista essa mesma expansão, as duas empresas decidiram estreitar mais as suas relações, sendo a contratação de Rui Rio uma das vertentes dessa estratégia", explica a Boyden num comunicado a que o Negócios teve acesso.

Rui Rio, que actualmente não exerce qualquer função política, justifica assim o porquê de ter aceite estes cargos na Boyden e na Neves de Almeida/HR Consulting. "As duas organizações para as quais vou trabalhar são constituídas por profissionais altamente qualificados, com valores com os quais me identifico, com uma marca forte e uma metodologia de intervenção de elevada qualidade. Caso contrário não teria sido esta a minha opção profissional."

A Boyden realça que Rui Rio, tanto no sector público como no privado, "sempre assumiu, com excelentes resultados, as vertentes de gestão financeira e organizacional".

Conhecimentos sobre liderança ditam contratação

Fernando Neves de Almeida, presidente da Boyden Portugal e fundador da Neves de Almeida/HR Consulting, sublinha que a contratação do antigo presidente da Câmara do Porto, está relacionada com o facto de este possuir "um conhecimento profundo das exigências impostas ao processo de liderança". Uma característica que, acrescente, "Rui Rio possui como ninguém, fruto de uma experiência reconhecida no contexto da sua actividade empresarial e política".

Rui Rio, por seu turno, explica que aceitou este desafio profissional, porque "a conjuntura económica que as empresas hoje enfrentam, exige uma política de recursos humanos adequada, capaz de garantir elevados níveis de motivação e, sobretudo, capaz de identificar o profissional certo para as funções certas. A capacidade dos seus recursos humanos é o primeiro factor de competitividade de uma empresa. Antes dos seus próprios constrangimentos financeiros, é ela que determina o que uma empresa vai ser no futuro".

O antigo presidente da Câmara Municipal do Porto desempenha actualmente funções como membro independente e não executivo do Comité de Investimentos para o Millennium Fundo de Capitalização e é vice-presidente ma mesa da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

 
Perfil: Um economista marcado pelo percurso político

Rui Rio, nascido no Porto em 1957, foi presidente da câmara da cidade Invicta entre 2001 e 2009. Licenciado em Economia, Rio aderiu à JSD logo após o 25 de Abril de 1974. Foi vice- presidente do PSD em dois períodos. O primeiro entre 2002 e 2005, quando a liderança foi assegurada por Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, e posteriormente entre 2008 e 2011, anos em que a presidência do partido foi assegurada por Manuela Ferreira Leite.

 

Iniciou a sua actividade profissional na indústria têxtil, tendo transitado depois para o sector bancário, como quadro do Banco Comercial Português. No seu currículo constam ainda passagens pelas Tinta CIN, onde foi director financeiro e vogal do conselho fiscal da CGD. Em 2012, a Faculdade de Economia do Porto distinguiu-o com o prémio Carreira.

 
Multinacional marca presença em 45 países

A Boyden foi criada há 60 anos e a subsidiária nacional faz parte de uma rede de mais de 65 escritórios, dispersos por mais de 40 países.

 

A Boyden Portugal está focalizada no recrutamento de quadros de alta direcção. As suas áreas de especialização são os serviços financeiros, tecnologias, ciências da vida, indústria, grande consumo/retalho e tecnologias limpas.

 

Já a Neves de Almeida/HR Consulting, fundada pelo presidente para Portugal da Boyden, centra a sua actividade na área da consultoria e desenvolvimento dos recursos humanos, desenhando soluções para áreas como de cultura organizacional e de modelos de qualidade de serviço.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI