Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Salário mínimo tem em Janeiro a subida real mais baixa em cinco anos

Em termos nominais, a subida de 10 euros é a mais baixa em 28 anos, numa decisão que condicionará todas as negociações salariais. Governo garante que o valor chega aos 500 euros até Outubro.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
Os trabalhadores que recebem o salário mínimo terão em Janeiro a evolução real mais baixa em cinco anos. Nessa altura, a retribuição mínima mensal garantida vai subir 10 euros, para 485 euros brutos, confirmou ontem o Governo. Uma subida que fica ligeiramente abaixo da previsão do Executivo para a inflação (2,2%) e que vai condicionar as negociações sectoriais que começam no início do próximo ano.

Desta forma, o Governo adia pelo menos 60% da subida inerente ao cumprimento do acordo para Junho ou Outubro, aliviando os custos das empresas, sem no entanto deixar cair a meta de 500 euros. O compromisso da Ministra do Trabalho, Helena André, foi claro: "Esse [500 euros] é o objectivo que foi acordado em sede de concertação social e é neste sentido que o Governo legislará", afirmou, mostrando disponibilidade para negociar contrapartidas.

A subida de 10 euros em Janeiro está em linha com o que propuseram as confederações da indústria (CIP) e do comércio (CCP) e mereceu ainda o apoio da UGT. Os dados da Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho revelam que a subida de 10 euros, representa, em termos nominais, o aumento anual mais baixo desde 1983.









logo_empresas

Ver comentários
Saber mais salário mínimo evolução real subida real
Mais lidas
Outras Notícias