Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Salário médio na Função Pública desvalorizou-se nos últimos anos

O salário médio real da função pública tem vindo a desvalorizar-se nos últimos anos, sobretudo ao nível dos quadros técnicos, afirma um estudo a apresentar no congresso do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado que hoje começa.

Negócios com Lusa 25 de Maio de 2006 às 07:42
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O salário médio real da função pública tem vindo a desvalorizar-se nos últimos anos, sobretudo ao nível dos quadros técnicos, afirma um estudo a apresentar no congresso do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado que hoje começa.

De acordo com uma análise, a apresentar no congresso, sobre a evolução das remunerações do trabalho, que cita dados do Instituto Nacional de Estatística e do Ministério da Finanças, a desvalorização salarial vai continuar este ano, com um decréscimo real dos salários da função pública.

Este ano os funcionários públicos tiveram um aumento salarial de 1,5% e a previsão oficial da inflação é de 2,6%.

Os dados citados mostram que em 2002 o salário médio real da função pública perdeu 0,7 por cento, no ano seguinte aumentou 0,3 por cento, em 2004 aumentou 1 por cento e em 2005 subiu 0,9 por cento.

No sector privado o salário médio real diminuiu 0,1% em 2002 e cresceu 0,6% em 2003, 0,8 em 2004 e 0,9 em 2005.

A autora do trabalho, Clara Synek (sócia do STE), chama ainda a atenção para o estreitamento do leque salarial da função pública, o que origina o enfraquecimento do nível salarial dos técnicos mais qualificados.

Segundo o estudo, o leque salarial da função pública mantém-se em 7,3 pelo terceiro ano consecutivo.

Desde 2000 que a evolução do salário do assessor principal 4º escalão tem vindo a registar um decréscimo em termos reais, registando uma diminuição de 9% em termos acumulados até este ano, refere a título de exemplo.

No mesmo período o salário da categoria mais baixa da função pública (servente) aumentou 2,7 por cento em termos reais acumulados.

Entre 1995 e 2003 o salário médio da função pública evoluiu de 1.171 euros para 2.158 euros, mantendo-se abaixo dos restantes 14 países europeus e contrariando a máxima de que os funcionários públicos portugueses têm salários elevados.

Os valores salariais reais dos funcionários públicos da União Europeia dos 15 variam entre um máximo de 5.700 euros, no Luxemburgo e 2.200 euros em Espanha.

O II congresso do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) decorre hoje e sexta-feira em Lisboa sob o lema "Serviços Públicos - Reformar para Melhorar".

Ver comentários
Outras Notícias