Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Santos Silva aos alemães: "Vão investir e ganhar o vosso dinheiro em Portugal"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português apelou hoje em Berlim ao investimento alemão em Portugal, convidando empresas germânicas a ajudarem o país a transformar os sectores da agro-indústria, turismo, moda e automóvel.

Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 10 de Novembro de 2016 às 13:50
  • Partilhar artigo
  • 26
  • ...

"Vão investir o vosso dinheiro e ganhar o vosso dinheiro em Portugal e vão ajudar Portugal a melhorar a sua qualidade de gestão", convidou Augusto Santos Silva durante uma intervenção no 4.º Fórum Portugal-Alemanha, que decorre hoje em Berlim.

 

O chefe da diplomacia portuguesa referia-se às condições apresentadas pela iniciativa "Indústria 4.0", um programa de estímulo fiscal na área da digitalização da economia, focado nos sectores agro-industrial, automóvel, moda-retalho e turismo.

 

"Em todos estes sectores há interesses alemães presentes", garantiu Santos Silva, acrescentando que Portugal precisa "do input da Alemanha em matéria de capital, de investimento e em matéria de gestão". 

 

Além da iniciativa "Indústria 4.0", o ministro dos Negócios Estrangeiros salientou o programa "Startup", com inspiração na legislação britânica em termos de incentivos a companhias 'startups'.

 

Santos Silva destacou ainda a cimeira Websummit, que termina hoje em Lisboa, referindo que representa "um novo ecossistema vibrante para a inovação empresarial nas tecnologias de informação".

 

Além das iniciativas do executivo português, Santos Silva exaltou a "natureza aberta da sociedade portuguesa" em relação à imigração, funcionando como um trunfo para a economia digital, que "não sobrevive com barreiras".

 

As competências dos portugueses a nível dos recursos digitais e do domínio de línguas estrangeiras são outras vantagens que podem contribuir para oportunidades de investimento, referiu Santos Silva em Berlim. 

 

A digitalização e a revolução tecnológica estiveram em foco durante a intervenção do ministro português em Berlim que elogiou o dinamismo económico alemão, acrescentando que Portugal admira e pretende aprender com o exemplo germânico.

 

Santos Silva disse que o motor para o dinamismo económico alemão assenta na qualidade da mão-de-obra e no diálogo social, assim como com a qualidade da gestão e a capacidade de "afectar o capital disponível a boas ideias e bons negócios". 

 

O 4.º Fórum Portugal-Alemanha é uma iniciativa da sociedade civil organizada pelo Instituto Português de Relações Internacionais, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Institut für Europäische Politik de Berlim.

 

O encontro pretende promover um diálogo aberto entre os dois países, com enfoque para a criação de emprego, para a segurança interna e externa, para as relações Europa-África e para os desafios que a União Europeia enfrenta.

"Vão investir o vosso dinheiro e ganhar o vosso dinheiro em Portugal e vão ajudar Portugal a melhorar a sua qualidade de gestão" Augusto Santos Silva
Ver comentários
Saber mais Augusto Santos Silva 4.º Fórum Portugal-Alemanha Alemanha ministro dos Negócios Estrangeiros Instituto Português de Relações Internacionais
Outras Notícias