Notícia
Santos Pereira: Construção de ferrovia em bitola europeia vai gerar "maior competitividade" das exportações
O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, defendeu hoje que a construção da linha ferroviária de mercadorias em bitola europeia, entre Sines e a fronteira franco-espanhola, vai gerar "maior competitividade das exportações portuguesas".
Lusa
19 de Agosto de 2011 às 20:52
- 19
- ...

O ministro da Economia e do Emprego falava aos jornalistas durante uma visita ao Porto de Sines, em que fez questão de realçar a importância do transporte ferroviário para escoar as mercadorias a partir desta infra-estrutura para a Europa.
De acordo com o governante, esta situação torna o transporte de mercadorias por ferrovia bastante "descompetitivo".
"Ora, isso faz aumentar o custo das nossas exportações em mais de 20%", sustentou ainda.
Para Álvaro Santos Pereira "uma forma" de diminuirmos os nossos custos de contexto para a Europa passa "exactamente por termos uma linha de mercadorias em bitola europeia que leve as nossas mercadorias o mais rapidamente possível e a baixo custo para a Europa central".
Nesta deslocação a Sines, além de reunir com a administração do porto alentejano, o ministro da Economia e do Emprego ficou ainda a conhecer a Janela Única Portuária, visitou dois terminais do Porto de Sines e as acessibilidades rodoviárias.
A bitola é a distância entre as faces internas dos Carris. A bitola ibérica - existente em Portugal e Espanha - é mais larga do que a bitola usada na generalidade dos países da União Europeia, a chamada bitola europeia.