Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sector privado alemão e francês seguem tendências opostas

Enquanto o sector privado francês perdeu o "momentum" durante o mês de Abril, o alemão melhorou e superou as previsões do mercado.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 23 de Abril de 2014 às 09:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O índice de gestores de compras (PMI) dos serviços e da indústria, divulgado pela Markit Economics, aumentou de 53,7 pontos em Março para 54,2 pontos em Abril, ficando acima dos 53,8 pontos antecipados pelos economistas contactados pela agência Bloomberg.

 

Em França, a tendência foi oposta com o índice PMI a cair de 51,8 pontos para 50,5 pontos em Abril. O relatório da Markit Economics revela que a recuperação da economia francesa perdeu o "momentum" numa altura em que a criação de novos negócios estagnou, as empresas continuam a cortar postos de trabalho e os gestores mostram pouca confiança na economia.  

 

Este cenário contrasta com o que se vive na Alemanha, onde as empresas aumentaram a produção – que registou, em Abril, a segunda taxa de crescimento mais elevada em três anos – os novos negócios aumentaram graças ao aumento da procura interna e externa, em especial, da Ásia, Europa e Estados Unidos.  

 

As empresas alemãs também contrataram mais trabalhadores, elevando a taxa de criação de emprego para máximos de 25 anos.

Ver comentários
Saber mais Markit Economics França Alemanha
Outras Notícias