Economia Segurança Social confirma que vai alargar cortes da CES esta semana

Segurança Social confirma que vai alargar cortes da CES esta semana

Pensionistas que recebem pouco mais do que mil euros brutos passam a estar sujeitos a uma taxa de 3,5%.
Segurança Social confirma que vai alargar cortes da CES esta semana
Reuters

A contribuição extraordinária de solidariedade (CES) vai passar a aplicar-se os pensionistas da Segurança Social que recebem acima de mil euros brutos já esta semana, confirmou esta segunda-feira ao Negócios fonte oficial do Instituto da Segurança Social (ISS).

 

"A CES, de acordo com as regras estabelecidas na lei 13/2014, de 14 de Março, é aplicada já nas pensões de Abril", disse.

 

O ISS explica assim que, apesar da lei do Orçamento rectificativo ter entrado em vigor em Março, as novas regras só se aplicam a partir de Abril, à semelhança do que já tinha explicado o ministério das Finanças.

 

As pensões da Segurança Social são geralmente pagas no dia 10 de cada mês, ou seja, na próxima quinta-feira.

 

A lei do Orçamento Rectificativo alarga os cortes feitos através da contribuição extraordinária de solidariedade (CES) a pensões acima de mil euros.

 

Assim, quem recebe entre 1.000 euros e 1.350 euros, que até agora estava isento, passa a estar sujeito a uma taxa de 3,5%.

 

O diploma que altera o Orçamento do Estado também prevê um ligeiro agravamento para pensões acima dos 4.611 euros brutos.

 

De acordo com os estudos da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), com esta alteração a CES passará a abranger mais de meio milhão de pensionistas, incluindo 165 mil que até aqui estavam isentos.

 

Na Segurança Social, passam a estar abrangidos 199 mil pensionistas, mais 86 mil do que os que eram inicialmente afectados.

 

Desta forma, a contribuição extraordinária de solidariedade estará sobretudo concentrada nos pensionistas de escalões mais baixos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Caixa Geral de Aposentações (CGA), as pensões serão pagas a 17 de Abril.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI