Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Segurança Social recupera 91 milhões de dívidas

A Segurança Social conseguiu recuperar este ano dívidas no valor 91,2 milhões de euros, anunciou ontem o ministro da tutela, Vieira da Silva. Deste montante, 45,3 milhões de euros dizem respeito a dívida em execução, e que corresponde a 71% do montante co

Negócios 25 de Julho de 2005 às 20:02
  • Partilhar artigo
  • ...


A Segurança Social conseguiu recuperar este ano dívidas no valor 91,2 milhões de euros, anunciou ontem o ministro da tutela, Vieira da Silva. Deste montante, 45,3 milhões de euros dizem respeito a dívida em execução, e que corresponde a 71% do montante cobrado durante todo o ano passado.

Estes números foram apresentados hoje pela equipa governativa da Segurança Social, numa conferência de imprensa e serviram de base para justificar o balanço «muito positivo» que o Governo faz dos primeiros três meses do programa de combate à fraude e evasão contributivas.

O secretário de Estado, Pedro Marques, não escondeu a sua «grande satisfação pelos resultados já atingidos», sobretudo na área da fiscalização às empresas.

No primeiro semestre do ano, foram notificados 80 mil contribuintes em falta nas declarações de remunerações ou no pagamento das contribuições, o que permitiu por si só recuperar 37 milhões de euros, ou seja, quase 10% da dívida detectada nesse universo.

A estratégia de notificação de contribuintes vai prosseguir e a Segurança Social conta notificar mais 70 mil empresas até ao final do ano e cerca de 280 mil trabalhadores independentes.

Ao nível das prestações sociais, os melhores resultados foram obtidos no subsídio de desemprego, onde a utilização de indicadores de risco permitiu aumentar significativamente a eficácia das acções de fiscalização. Dos 2.312 beneficiários fiscalizados, 20% foram detectados em situação irregular, uma taxa muito superior ao habitual.

Ver comentários
Outras Notícias