Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Seguro anuncia "compromisso de solidariedade" para pôr fim à austeridade

O PS Francês, o PSOE e o PS português comprometeram-se hoje a "fazer um combate sério e urgente" para mudar as políticas europeias em favor do emprego e da economia, anunciou hoje o secretário-geral socialista, António José Seguro.

Bruno Simão/Negócios
Lusa 26 de Abril de 2013 às 13:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

"Este não é um combate geográfico, é um combate político, é um combate ideológico, pelo futuro e pela sobrevivência, não apenas da zona euro, mas da própria União Europeia", declarou o secretário-geral do PS, numa conferência de imprensa conjunta com o secretário-geral do PSOE, Alfredo Rubalcaba, e o primeiro secretário do Partido Socialista Francês, Harlem Désir, na sede do PS.

 

António José Seguro acrescentou que o compromisso assumido hoje na reunião de trabalho daqueles partidos em Lisboa foi "um compromisso de solidariedade" para trabalhar em conjunto no seio das famílias europeias socialistas e social-democratas para substituir políticas de austeridade por políticas de crescimento e emprego.

 

"O principal problema das pessoas é o desemprego. O nosso compromisso é o de mudar a Europa, para que ela coloque toda a sua força, a sua energia, os seus instrumentos, as suas políticas, os seus tratados, em prol da criação de emprego, em prol da criação de desenvolvimento e prosperidade", disse Seguro.

 

O secretário-geral do PS precisou que não está em causa "o rigor e as boas contas públicas", mas sim "a ditadura da austeridade".

 

Questionado sobre se foi discutida uma possível saída do Euro, Seguro disse que o debate foi no sentido de perceber "o que fazer para salvar o euro".

 

"A zona euro é, na sua essência, apenas uma união monetária. E precisa de ter uma governação económica e política e é esse compromisso de mudança que nós também aqui assumimos", disse.

Ver comentários
Saber mais Seguro austeridade
Outras Notícias