Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Semana marcada por OPV da Brisa, execução orçamental e inflação

Esta semana será marcada pela sessão especial de Bolsa da oferta OPV da Brisa, a apresentação da Execução Orçamental de Junho e a divulgação da inflação na UE e Estados Unidos relativas ao mês de Junho.

Duarte Costa 15 de Julho de 2001 às 18:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Esta semana será marcada pela sessão especial de Bolsa da oferta pública de venda (OPV) da Brisa, pela apresentação da Execução Orçamental de Junho pelo Ministério das Finanças e a divulgação da inflação na União Europeia (UE) e dos Estados Unidos (EUA) relativas ao mês de Junho.

A semana iniciará com a sessão especial de Bolsa para o apuramento do preço final das acções da Brisa que Estado português vai alienar que, segundo os analistas, deverá ficar abaixo dos 10 euros (2.005 escudos), apesar do preço indicativo ter sido de 10,44 euros (2.093 escudos).

Depois de se deslocar ao edifício da Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP) para a OPV da Brisa, o ministro das Finanças apresenta os números da execução orçamental relativos ao mês de Junho no Terreiro do Paço.

Na terça-feira as acções da Sonae Indústria [SONA] começam a transaccionar em ex-direito, ou seja, os títulos negociados após esta data não dão direito a acorrer ao aumento de capital, enquanto os títulos da Brisa alienados na privatização iniciam a negociação em Bolsa.

Na sexta-feira, último dia de negociação na Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP) antes de entrar em vigor a regra do anonimato, termina a oferta pública de subscrição (OPS) da Futebol Clube do Porto SAD e tem início o exercício dos direitos de subscrição da Sonae Indústria, relativo ao aumento de capital.

Dados económicos

O Eurostat divulgará na quarta-feira a taxa de inflação registada nos países da UE durante o mês de Junho, enquanto no dia seguinte o Banco Central Europeu (BCE) decide pela manutenção ou descida dos juros para a Zona Euro.

No final da semana, o Banco de Portugal publica o Boletim Estatístico e os Indicadores de Conjuntura de Junho, enquanto o Eurostat divulgará o índice da produção industrial da UE referente ao mês de Maio.

Resultados nos Estados Unidos

Nesta semana, várias empresas norte-americanas, como a Intel, vão divulgar resultados trimestrais.

Ainda nos Estados Unidos será divulgado na quarta-feira o índice de preços no consumidor referente ao mês de Junho, enquanto no dia seguinte serão conhecidos os números da balança comercial do mês de Maio.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias