Conjuntura Setor dos serviços regista forte crescimento no primeiro trimestre

Setor dos serviços regista forte crescimento no primeiro trimestre

A evolução dos serviços, um setor com cada vez maior peso na economia portuguesa, dá boas indicações sobre o PIB no primeiro trimestre.
Setor dos serviços regista forte crescimento no primeiro trimestre
Bloomberg
Negócios 10 de maio de 2019 às 11:37

O crescimento do setor dos serviços em Portugal acelerou nos primeiros meses do ano, sugerindo um contributo positivo para a evolução do PIB nacional no primeiro trimestre.


De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de volume de negócios nos serviços registou uma subida homóloga de 6% em março e de 4,8% no conjunto do primeiro trimestre. Em fevereiro este indicador tinha crescido 3,6% e no quarto trimestre de 2018 tinha registado um aumento de 2,3%.

 

Esta evolução confirma a expectativa de aceleração do crescimento da economia portuguesa no primeiro trimestre. A evolução do PIB nos primeiros três meses do ano será conhecida a 15 de maio.

 

Segundo o INE, todas as componentes do setor dos serviços "contribuíram positivamente para a variação do índice total", destacando-se o "Comércio por grosso; reparação de veículos automóveis e motociclos", com um contributo de 3,4 pontos percentuais e um crescimento homólogo de 6%.

 

No que diz respeito aos outros indicadores relacionados com a evolução do setor dos serviços, o índice que mede o emprego cresceu 0,8% em março, as remunerações brutas aumentaram 4,9% e as horas trabalhadas baixaram 1,7%.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI