Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Silva Lopes defende estímulo orçamental alemão para aumentar exportações europeias

O antigo ministro das Finanças e governador do Banco de Portugal José da Silva Lopes defendeu hoje que a Alemanha deveria adoptar um programa de estímulo orçamental para apoiar as exportações dos países europeus e assim ajudar a mitigar a crise económica.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A Alemanha devia criar mais possibilidades de exportação para a Zona Euro. A procura doméstica, segundo a Comissão Europeia, vai cair. Os alemães estão a restringir a procura. Deviam aumentar os défices, mas estão a reduzi-los", criticou o economista.

Silva Lopes falou ainda do artigo constitucional alemão que limita o défice orçamental, apontando para um Orçamento equilibrado. "A Alemanha não só adoptou este princípio, como o impôs aos restantes países, num tratado intergovernamental", apontou.

Sem apoio da Alemanha, afirmou, o ajustamento do resto da periferia será extremamente difícil. Para países como Portugal, restaria, portanto, obter mais dinheiro do programa de ajustamento financeiro de forma a diminuir a velocidade do ajustamento e assim ter uma "contracçáo menos profunda".

Ver comentários
Outras Notícias