Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sócrates: “Desafio a apresentar um indicador que tenha corrido bem”

Ex-primeiro-ministro desvaloriza sucesso do programa de assistência financeira português. Na RTP, José Sócrates diz que “com certeza” que é bom a saída limpa mas diz que essa só foi conseguida devido ao BCE.

6 de Abril de 2011  - Portugal pede ajuda externa. Teixeira dos Santos entende que Portugal tem de pedir ajuda já, de acordo com informação revelada, por escrito, ao Negócios. Sócrates, depois de reunir com os ministros, confirma o pedido de ajuda.
Ricardo Oliveira
Negócios 04 de Maio de 2014 às 21:24
  • Partilhar artigo
  • 81
  • ...

José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal aquando do pedido de assistência financeira, diz que é bom que o País tenha uma saída limpa. Mas questiona o sucesso do programa implementado por Passos Coelho. “Desafio a apresentar um indicador que tenha corrido como previsto”, disse. Houve, na sua perspectiva, “falhanços totais” em todas as áreas.

 

“Nestes três anos Portugal teve um dos maiores retrocessos económicos e sociais da sua história”, afirmou Sócrates durante o seu comentário semanal na RTP. “Em termos económicos recuámos 10 anos. Em termos sociais, o rendimento disponível das famílias recuou oito anos. A emigração atingiu níveis da década de 60”, disse o ex-primeiro-ministro.

 

“Este Governo foi o Governo que mais fez subir a dívida pública portuguesa. Consegue dar-me uma explicação para isso?”, questionou Sócrates. “Nestes três anos foi o período em que a dívida mais subiu. Em 2010 era 94% do PIB e Passos Coelho dizia que era insustentável. Agora está em 134%”, rematou.

 

Questionado sobre se a saída limpa não era um facto positivo para o País, Sócrates assumiu que sim, mas não deu o mérito ao Governo. “É bom [saída limpa]? Com certeza. Mas deve-se à actuação do Banco Central Europeu”, disse o ex-governante. “De resto há falhanços totais”, concluiu.

Ver comentários
Saber mais José Sócrates Governo Banco Central Europeu Passos Coelho
Outras Notícias