Notícia
Solbes diz receitas extraordinárias podem colocar défice da Itália em risco
A Itália não pode continuar a contar com receitas extraordinárias para reduzir o seu défice orçamental ou arrisca superar o limite imposto pelo PEC de 3% do PIB, afirmou Pedro Solbes em entrevista ao «Il Sole/24 Ore».
- Assine já 1€/1 mês
- ...
A situação da Itália «é preocupante», afirmou o comissário europeu para os Assuntos Monetários em entrevista ao diário italiano, acrescentando que o país «não pode continuar a depender de medidas extraordinárias» de arrecadação de receitas.
Portugal espera atingir um défice orçamental de 2,8% do PIB este ano, também assente na expectativa de receitas extraordinárias, como a venda da rede fixa e a alienação de imóveis do Estado.
O Banco de Portugal revelou ontem no Boletim Económico de Setembro que Lisboa corre o risco de não cumprir a actual meta, devido às entradas de dinheiro abaixo do esperado nos cofres do Estado.
Sem efectuar cortes na despesa, o défice da Itália ficará «perigosamente perto» do limite de 3% do PIB em 2004, disse Solbes.
Pedro Solbes deverá abrir hoje uma investigação às contas públicas da Alemanha, o que poderá conduzir a multas, se a aquele país superar o tecto para o défice orçamental.