Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Solbes não acredita que BCE aumente taxas de juros no curto prazo

O ministro de Economia espanhol e antigo Comissário Europeu, Pedro Solbes, descartou hoje a possibilidade do Banco Central Europeu vir a subir em breve as taxas de juro para contrariar a subida da inflação na União Europeia e criticou as posições «alarmis

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 12 de Julho de 2004 às 15:26
  • Partilhar artigo
  • ...

O ministro de Economia espanhol e antigo Comissário Europeu, Pedro Solbes, descartou hoje a possibilidade do Banco Central Europeu vir a subir em breve as taxas de juro para contrariar a subida da inflação na União Europeia e criticou as posições «alarmistas» que se estão a tomar em relação ao assunto.

Antes de participar numa conferência sobre o capitalismo na Universidade Complutense de Madrid, Solbes assinalou que a subida da inflação representa um «risco maior» de subida de taxas de juros, sublinhando, por outro lado, que não tem a sensação de que os preços vão subir.

Solbes explicou que a situação europeia «nada tem que ver» com a dos Estados Unidos da América, uma vez que na Europa as taxas de juro são mais altas e o seu ritmo de crescimento económico é inferior aos 2%, face aos quase 4% dos EUA.

Assim, na sua opinião, «tentar sacar uma conclusão simplista de que a evolução das taxas de juro nos EUA traz consigo uma evolução das mesmas na Zona Euro não tem sentido».

«Ás vezes tenho a sensação de que se estão a tomar posições um pouco alarmistas em relação às taxas», considerou o ministro da Economia espanhol, acrescentando, por outro lado, que têm que se vigiar as possíveis subidas de preços.

Outras Notícias