Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagem diária da TVI dá vitória à coligação

A primeira sondagem da série de sondagens diárias da TVI atribui a vitória das eleições legislativas à coligação de direita. Entre a coligação Portugal à Frente e o Partido Socialista há agora uma diferença de 2,5 pontos percentuais.

Bruno Simão/Negócios
Negócios negocios@negocios.pt 21 de Setembro de 2015 às 21:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 148
  • ...

A primeira sondagem diária realizada pela TVI durante o último fim-de-semana atribui vitória à coligação PSD/CDS-PP nas eleições legislativas no próximo dia 4 de Outubro.

A separar os dois partidos do arco governativo estão 2,5 pontos percentuais. Enquanto as intenções directas de voto atribuem à coligação Portugal à Frente 32,7% dos votos, o Partido Socialista fica pelos 30,2%.

A sondagem da TVI destaca ainda o elevado número de eleitores indecisos ou que recusaram responder, entre os 753 eleitores sondados. Nesta fatia encaixam 18,5% dos portugueses inquiridos.

O terceiro partido mais votado é a CDU, a coligação que junta o Partido Comunista e o partido Os Verdes, com 5,2%. O Bloco de Esquerda regista 3,3% das intenções de voto. Para os restantes partidos existem 2,9% de votos.

Os autores da sondagem fazem ainda um exercício de "distribuição dos indecisos" de acordo com o comportamento médio típico. A redistribuição aumentaria assim a vantagem para a coligação Portugal à Frente, com 40,1% dos votos e o Partido Socialista ficaria com 37,1%, com a separação entre Passos Coelho e António Costa a subir para três pontos percentuais.

Já a CDU teria 6,3% dos votos, o Bloco de Esquerda 4%. O total da votação em outros partidos seria de 3,5%. Nove em cada cem dos inquiridos disseram ainda que iriam votar em branco.


Esta é a primeira de uma série de sondagens da TVI que visa registar a variação do número de indecisos e tendências de voto.

A sondagem foi elaborada pela Intercampus para a TVI, Público e TSF através de entrevista telefónica num total de 753 entrevistas, proporcionais a cada região, utilizando o sistema "entrevista telefónica assistida por computador" (CATI). O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3,6%. A taxa de resposta foi de 57,6%.

Ver comentários
Saber mais TVI PSD CDS-PP Portugal Partido Socialista CDU Partido Comunista Os Verdes Bloco de Esquerda Passos Coelho António Costa TSF política partidos e movimentos eleições sondagem
Outras Notícias