Notícia
Grécia tem até domingo para aprovar medidas para receber próxima tranche da troika
Atenas precisa de aprovar um pacote de medidas, que inclui a redução 15 mil funcionários públicos, até domingo de forma a que a Grécia receba a próxima tranche da ajuda internacional, no valor de 8,8 mil milhões de euros. Tudo porque na próxima semana o Parlamento grego está encerrado devido às comemorações da Páscoa ortodoxa.
- Assine já 1€/1 mês
- 1
- ...
O ministro das Finanças grego, Yannis Stournaras, afirmou aos deputados que o pacote de medidas acordado com a troika na última avaliação, que terminou este mês, terá de ser votado até domingo. Isto para que a Grécia consiga assegurar que a próxima tranche da ajuda financeira, no valor total de 8,8 mil milhões de euros, será libertada.
O ministro revelou que vai informar os líderes da coligação governamental sobre as medidas que têm de ser implementadas na terça-feira e que vai submeter à votação no Parlamento na quinta-feira. De qualquer forma, o pacote de medidas terá de estar aprovado até domingo, sublinhou, citado pelo site “ekathimerini”
Em causa está o facto de na próxima semana ser a “Semana Santa”, que antecede as comemorações da Páscoa Ortodoxa, pelo que durante esse período o Parlamento grego não funciona.
A preocupação de acelerar o processo prende-se com a data do próximo Eurogrupo, que decorre a 13 de Maio. Para conseguir ver a libertação da próxima tranche libertada, a Grécia terá de aprovar primeiro o pacote de medidas.
O “site” grego realça que o pacote em causa inclui a redução de funcionários públicos em 15 mil pessoas até ao final de 2014, alterações nas contribuições sociais e de impostos.