Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego na Zona Euro em mínimo de sete anos. Portugal com segunda maior descida

O número de pessoas sem trabalho na Zona Euro desceu em 1,256 milhões no espaço de um ano.

Paulo Duarte
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 31 de Janeiro de 2017 às 10:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A taxa de desemprego na Zona Euro voltou a descer em Dezembro, terminando o ano nos 9,6%, o que representa o registo mais baixo desde Maio de 2009 e compara com os 9,7% registados em Novembro. Os economistas previam uma subida para 9,8%.

 

De acordo com o Eurostat, o número de desempregados baixou em 121 mil na Zona Euro no último mês do ano. Comparando com Dezembro de 2015, a taxa de desemprego baixou 9 décimas e o número de desempregados baixou em 1,256 milhões.

Descida em Portugal foi a segunda maior do euro

 

A descida da taxa de desemprego na Zona Euro deve-se à descida registada nas principais economias, com destaque para a Alemanha, onde a taxa de desemprego desceu uma décima e atingiu um mínimo desde a reunificação do país.

 

A maior economia do euro tem a taxa de desemprego mais baixa entre todos os países da Zona Euro, que o Eurostat calcula em 3,9%. Na União Europeia é a República Checa que tem a taxa mais reduzida (3,5%).

 

No sentido oposto está a Grécia, com a taxa mais elevada (23%), seguindo-se a Espanha (18,4%). Ainda assim, Espanha foi o país da Zona Euro onde a taxa de desemprego mais recuou face a Dezembro de 2015, quando se situava em 20,7%.  

 

Em segundo lugar surge Portugal, já que a taxa de desemprego registada em Dezembro está dois pontos percentuais abaixo do verificado em Dezembro de 2015. O INE anunciou ontem que a taxa de desemprego em Portugal caiu para 10,2% no último mês do ano passado, o que equivale a um mínimo desde Março de 2009.

 

Apesar da tendência de descida da taxa de desemprego em Portugal, a taxa é a quinta mais elevada entre os países do Euro, só superada pelo registo de Itália (12%), Chipre (14,3%), Espanha (18,4%) e Grécia (23%).  


  

(Notícia actualizada às 10:39 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Zona Euro Eurostat taxa de desemprego
Outras Notícias