Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de desemprego sobe para novo recorde

A taxa de desemprego registou o novo recorde de 10,9% no terceiro trimestre. INE aponta para 609,4 mil desempregados.

  • Partilhar artigo
  • 16
  • ...
A taxa de desemprego registou no terceiro trimestre do ano o novo recorde de 10,9%. Trata-se de uma subida de 1,1 pontos percentuais face a período homólogo, e de 0,3 pontos face ao segundo trimestre do ano.

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística revelam que existem 609,4 mil desempregados, mais 11,3% do que há um ano. Mulheres, pessoas com o 3º ciclo e o ensino básico, que perderam trabalho no sector dos serviços, foram os que mais contribuíram para o aumento homólogo do desemprego.

Destes, 339 mil estão à procura de trabalho há mais de um ano, o que significa que 56% são desempregados de longa duração.

Apesar da economia ter vindo a crescer desde o início do ano, o mercado de trabalho continua a destruir emprego. Há agora 4.963 pessoas empregadas em Portugal, menos 54 mil pessoas do que há um ano e menos 28 mil do que no segundo trimestre.

Este é o nono trimestre consecutivo de aumento da taxa de desemprego, que tem vindo a subir desde que os efeitos da crise internacional chegaram ao mercado de trabalho, no segundo trimestre de 2008.

A taxa de 10,9% agora registada é a mais elevada desde o início da série do Instituto Nacional de Estatística, que começa em 1998. As principais organizações internacionais esperam um novo agravamento da taxa de desemprego no próximo ano.
Ver comentários
Saber mais Emprego Desemprego Instituto Nacional de Estatística
Outras Notícias