Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de desemprego sobe para valor mais elevado de cinco anos

A taxa de desemprego francesa atingiu os 10,1%, em Fevereiro, o valor mais elevado dos últimos cinco anos. A confiança dos consumidores franceses caiu este mês com a perspectiva de abrandamento do crescimento económico a impedir novas contrataçõ

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 31 de Março de 2005 às 11:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A taxa de desemprego francesa atingiu os 10,1%, em Fevereiro, o valor mais elevado dos últimos cinco anos. A confiança dos consumidores franceses caiu este mês com a perspectiva de abrandamento do crescimento económico a impedir novas contratações.

O número de desempregados aumentou em quatro mil para os 2,76 milhões face a Janeiro, disse o Ministério do Trabalho hoje em Paris. A taxa de desemprego atingiu os 10,1%, o valor mais elevado desde Janeiro de 2000. O sentimento dos consumidores caiu para menos 25 pontos em Março, igualando a um valor mínimo de 15 meses.

A falta de criação de postos de trabalho ameaça prejudicar os gastos de consumo, que ajudaram a terceira maior economia da Europa a ultrapassar a Zona Euro nos últimos dois anos. A valorização do petróleo e a apreciação do euro face ao dólar forçou os empregadores como a Skis Rossignol a reduzirem os postos de trabalho.

O ministro das Finanças francês Thierry Breton reduziu as estimativas de crescimento económico para este ano para 2% de 2,5% no dia 16 de Março. A economia abrandou provavelmente para 0,6% no primeiro trimestre e a taxa poderá cair para 0,3% no segundo, disse o Insee dia 24 de Março.

 

 

Mais lidas
Outras Notícias