Notícia
Teixeira dos Santos: Ainda é muito cedo para dizer o montante do pacote de ajuda
O ministro das Finanças mantém a posição defendida por Pedro Silva Pereira de que não se pode falar em valores referentes ao plano de resgate.
- 8
- ...

Teixeira dos Santos falava antes da reunião dos ministros das Finanças, Ecofin, que se juntam hoje em Budapeste, na Hungria. O ministro não confirmou assim os valores de que se tem falado para o plano de resgate português.
Mas, segundo o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira, não se pode falar ainda de números porque ainda se tem de discutir o plano e as suas condições no âmbito das instituições financeiras.
“Neste momento não adiantamos nenhum valor porque só será estabelecido no quadro do diálogo que vamos ter” com as instituições europeias, comentou ontem o ministro da Presidência. “Não é o momento de dizer os montantes, o horizonte, nem muito mesmo as condições” deste pedido de assistência financeira”.
O ministro Teixeira dos Santos foi o primeiro membro do Governo a admitir que o país ia recorrer a ajuda financeira externa.
“Entendo que é necessário recorrer aos mecanismos de financiamento disponíveis no quadro europeu em termos adequados à actual situação política”, especificou em resposta ao Negócios no fim de tarde de quarta-feira.
Ontem, foi enviado o pedido de ajuda assinado por José Sócrates para a Comissão Europeia.