Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Teixeira dos Santos diz OPA é um sinal animador para as privatizações

O surgimento de Ofertas Públicas de Aquisição envolvendo empresas cotadas na Bolsa portuguesa é um sinal animador para o avanço do programa de privatizações do Governo, afirmou Fernando Teixeira dos Santos, ministro de Estado e das Finanças, citado pela a

Negócios negocios@negocios.pt 15 de Março de 2006 às 14:53
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O surgimento de Ofertas Públicas de Aquisição envolvendo empresas cotadas na Bolsa portuguesa é um sinal animador para o avanço do programa de privatizações do Governo, afirmou Fernando Teixeira dos Santos, ministro de Estado e das Finanças, citado pela agência Reuters.

«É um sinal animador para o avanço do nosso programa de privatizações. Creio que esta dinamização do mercado de capitais dá um sinal de que o mercado tem apetência e vontade que se realizem mais operações» afirmou aos jornalistas, à margem da tomada de posse dos controladores financeiros dos Ministérios das Obras Públicas Transportes e Comunicações e da Saúde.

«(Mostra) que há investidores desejosos de ter uma participação mais significativa no nosso mercado», acrescentou.

Segundo o mesmo responsável, estes movimentos mostram que «o mercado de capitais funciona e que há iniciativa e vontade de assumir riscos», o que vai dinamizar o mercado, as empresas e reflecte confiança na economia nacional e no país.

O ministro escusou-se a comentar em concreto as operações em curso frisando que «o Governo não tem que se imiscuir nestes assuntos», até porque há empresas envolvidas que são de natureza estritamente privada.

No entanto, afirmou que o Governo vai acompanhar os acontecimentos e deixar o mercado cumprir o sei papel.

O Governo pretende privatizar este ano uma tranche da Galp, Portucel e Portucel Tejo e planeia ainda a privatização de posições na EDP, Inapa e REN-Rede Eléctrica Nacional ou durante 2006 ou 2007. No próximo ano, é intenção do Executivo privatizar a ANA e a TAP-Portugal.

Ver comentários
Outras Notícias