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Trabalhadores da Autoeuropa propõem formação para compensar atrasos nos novos modelos
A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa vai propor à direcção da empresa "mais horas de formação" para compensar eventuais quebras de produção e atrasos no lançamento de novos veículos, revelou hoje à Lusa o coordenador António Chora.
A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa vai propor à direcção da empresa "mais horas de formação" para compensar eventuais quebras de produção e atrasos no lançamento de novos veículos, revelou hoje à Lusa o coordenador António Chora.
"O reforço da formação é uma das propostas que vamos defender na reunião com a direcção da Autoeuropa prevista para 21 de Maio, para fazer face a uma quebra de produção, a exemplo do que aconteceu no primeiro trimestre de 2006", disse António Chora, salientando que se trata de uma solução que já foi utilizada no primeiro trimestre de 2006.
"De Janeiro a Março de 2006 houve um quebra de produção que foi compensada, com êxito, pela formação de trabalhadores, o que, entre outras vantagens, permite evitar situações de instabilidade social", acrescentou o coordenador da CT da Autoeuropa.
O Conselho de Administração da Volkswagen na Alemanha ordenou no final de Abril que fossem redesenhados alguns modelos dos veículos produzidos pelo grupo alemão, o que poderá provocar alguns atrasos no lançamento de novos produtos que venham a ser atribuídos à fábrica de Palmela.
Um dos objectivos da CT é, por isso, alcançar um acordo com a direcção da empresa que permita fazer face a qualquer atraso no início da produção do novo modelo desportivo Scciroco - inicialmente prevista para final de 2007 mas que deverá sofrer alguns atrasos -, bem como a uma progressiva quebra de vendas dos veículos multiusos Volkswagen Sharan e Seat Alhambra.
A confirmar-se este cenário, no início de 2008 a fábrica de Palmela poderá registar uma quebra de produção que a CT pretende ver compensada com a formação de trabalhadores, uma vez que a administração se comprometeu a não proceder a qualquer despedimento colectivo no acordo de empresa em vigor até Setembro de 2008.
A possibilidade de um quebra de produção poderá repetir-se em 2009, caso também se verifique um eventual atraso no lançamento do novo modelo atribuído à Autoeuropa, pelo que a comissão de Trabalhadores já definiu a "manutenção do emprego" como a grande prioridade nas negociações para a revisão do acordo de empresa.