Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Transporte ferroviário aumenta entre Janeiro e Setembro de 2004

O transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias cresceu nos primeiros nove meses 1,5% e 10,5%, respectivamente, quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 03 de Janeiro de 2005 às 15:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias cresceu nos primeiros nove meses 1,5% e 10,8%, respectivamente, quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre Janeiro e Setembro foram transportados cerca de 113,9 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 1,5% em termos homólogos, com uma influência mais acentuada no tráfego ferroviário pesado suburbano de passageiros, que subiu 1,5%.

«De assinalar o predomínio do tráfego ferroviário pesado suburbano de passageiros com 88,8% do total, seguindo-se em ordem de importância o tráfego ferroviário pesado interurbano», com 11,1%, segundo o INE.

O tráfego ferroviário internacional contrariou a tendência e registou uma queda de 13,7%.

Entre os meses em análise foram transportados cerca de 2.755,6 milhares de passageiros por quilómetro no segmento de mercado de transporte ferroviário pesado, «com predomínio dos tráfegos suburbano (53,9%) e interurbano (44,3%)», segundo a mesma fonte.

Quanto ao transporte ferroviário ligeiro de passageiros, o acréscimo foi de 5,1% no período em análise, altura em que os Metropolitanos de Lisboa e Porto transportaram cerca de 140,2 milhões de passageiros.

«De referir que no período em análise foram disponibilizados pelos sistemas de Metropolitano de Lisboa e Porto cerca de 3.071 milhões de lugares-quilómetro (mais 13,5% do que no período homólogo de 2003), e o volume de transporte registado de 592 milhões de passageiros-quilómetro, de onde resultou uma taxa de ocupação global efectiva de 19,3% neste período», segundo o INE.

O transporte ferroviário de mercadorias cresceu 10,8% entre Janeiro e Setembro de 2004, altura em que foram transportadas cerca de 8.330 milhares de toneladas de mercadorias, «tendo ambos os serviços de transporte (‘vagão completo’ e ‘vagão particular vazio’) evoluído positivamente (10,4% e 13,3%, respectivamente).

O volume de transporte de mercadorias registou até Setembro um movimento de cerca de 1.992,5 milhares de toneladas por quilómetro, «o que representou uma variação positiva de 11,0% face ao mesmo período de 2003», de acordo com o INE.

 

Outras Notícias