Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Três funcionários da Caixagest e do CaixaBI acusados por manipulação de mercado

O Ministério Público avançou com acusações contra três funcionários da Caixagest e do CaixaBI por crimes de manipulação do mercado, avança o Público.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 23 de Julho de 2014 às 15:42
  • Partilhar artigo
  • 16
  • ...

O Ministério Público acusa três funcionários da Caixagest, a sociedade que gere fundos de investimento da Caixa Geral de Depósitos (CGD), e o CaixaBI, unidade de investimento da instituição, de crimes de manipulação do mercado. De acordo com o jornal, a acusação foi deduzida no dia 15 de Julho.

 

A acusação revela que as infracções em causa foram concretizadas entre finais de 2007 e finais de 2008 e respeitam a operações de compra e venda de títulos que "compunham as carteiras de fundos de investimento mobiliário sob gestão da Caixagest."

 

O DIAP, citado pelo Público, considera que "estas operações (fictícias ou de marcação de preço de fecho ou, ainda, de sustentação de preço) tiveram como propósito fazer subir, descer ou sustentar cada determinado título, consoante visassem, posteriormente, alienar ou adquirir tais títulos, de forma a impulsionar o valor das unidades de participação dos fundos de investimento" da Caixagest.

 

O jornal adianta que os três acusados vão aguardar julgamento em liberdade mas estão sujeitos a termo de identidade e residência.

 

A Caixagest e o CaixaBI já tinham sido alvo de coimas por parte da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). No total foram aplicadas coimas de 300 mil euros, num processo que estava relacionado com operações praticadas em 2008 (ano de crise financeira e em que a grande instituição financeira norte-americana Lehman Brothers faliu), de acordo com a informação divulgada em Março.

Ver comentários
Saber mais Ministério Público Caixa Geral de Depósitos CGD DIAP Caixagest CaixaBI
Outras Notícias