Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet confiante na aceleração do crescimento da economia mundial

Jean Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, está confiante que a economia mundial, depois de em 2005 ter absorvido o impacto da escalada do preço do petróleo, vai acelerar o seu crescimento ao longo deste ano, sugerindo que as taxas de juro

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 09 de Janeiro de 2006 às 14:02
  • Partilhar artigo
  • ...

Jean Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, está confiante que a economia mundial, depois de em 2005 ter absorvido o impacto da escalada do preço do petróleo, vai acelerar o seu crescimento ao longo deste ano, sugerindo que as taxas de juro vão continuar a subir.

«A economia global, aos olhos dos governadores, apresentou uma forte resistência ao longo de 2005», disse Trichet, após uma reunião com os presidentes dos principais bancos centrais do mundo, na Suíça.

«Não excluímos que o crescimento económico mundial possa ser um pouco mais alto em 2006, em comparação com 2005», disse Trichet, na conferência após a reunião dos bancos centrais do G-10.

Estas declarações sugerem que as taxas de juro nas principais economias mundiais vão subir em 2006. Na Zona Euro, o BCE subiu os juros em Dezembro passado e os economistas esperam mais agravamentos no preço do dinheiro em 2006.

Também presente na reunião, Rodrigo Rato, director geral do FMI, afirmou que 2006 será um «ano positivo» para a economia mundial.

Outras Notícias