Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet diz que apoios a nível orçamental e monetário "não podem ser repetidos"

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, afirmou hoje que os apoios extraordinários a nível orçamental e monetário "não podem ser repetidos" e que nesta altura o maior problema é a fragilidade do sistema financeiro.

Lusa 10 de Julho de 2011 às 20:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O líder do BCE, que falava numa conferência na Universidade Paul Cézanne em Aix-en-Provence, França, defendeu ainda que a Europa “pode ter um ministro das Finanças” mas apenas no longo prazo e na sequência da criação de um federalismo do euro “flexível”. O responsável defendeu ainda que as economias desenvolvidas devem promover alterações que lhes permitam ganhar uma maior flexibilidade.

As declarações do BCE surgem numa altura em que Bruxelas e o Fundo Monetário Internacional ainda estão em negociações para um novo empréstimo à Grécia, que deve incluir uma participação de privados, e quando o próprio BCE aumentou a taxa de juro de referência pela segunda vez desde que a crise começou e quando já vai em várias semanas sem comprar qualquer título de dívida soberana no mercado secundário (uma das várias medidas excepcionais que colocou em funcionamento para combater a crise).

Ver comentários
Saber mais Jean-Claude Trichet BCE Zona Euro
Mais lidas
Outras Notícias