Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet diz que saída da Grécia do euro é a "pior opção"

O antigo presidente do BCE diz que não consegue imaginar um cenário em que a Grécia abandone o euro.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 21 de Maio de 2012 às 09:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
O ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, diz que não consegue imaginar a Grécia a sair do euro e que considera que esta seria a pior solução para os países da moeda única, de acordo com uma entrevista à revista austríaca Profil, citada pela agência Bloomberg.

“Eu definitivamente não consigo imaginar isso”, adiantou o anterior presidente da autoridade monetária europeia na entrevista, referindo-se à possibilidade da Grécia abandonar a moeda única. Para o mesmo responsável, esta é mesmo a “pior opção”.

Quanto ao papel do BCE, que o novo presidente francês François Hollande gostaria de mudar, Trichet diz que este tem de ser mantido centrado no controlo dos preços, argumentando que não há evidências cientificas de que uma maior inflação crie crescimento, pelo que a autoridade monetáriadeve manter os seus objectivos para a estabilidade de preços.

Desde que Trichet abandonou a liderança do BCE as taxas de juro já baixaram por duas vezes. Actualmente, a taxa de referência encontra-se em 1%, o valor mais baixo de sempre.

Ver comentários
Saber mais Jean-Claude Trichet euro Grécia
Outras Notícias