Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet: Novas medidas para combater a crise do euro são "insuficientes"

O presidente do Banco Central Europeu lamentou hoje que os líderes europeus não estejam a ir suficientemente longe na reforma das regras de governação da Zona Euro.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 15 de Março de 2011 às 10:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Na opinião de Jean-Claude Trichet, o pacote de medidas adoptado na cimeira da passada sexta-feira é “insuficiente” para combater a crise da dívida soberana e evitar replicas no futuro.

“Continuamos a pensar que as melhorias na governação, tal como estão actualmente a ser pensadas, são insuficientes para retirar as devidas lições da crise”.
Jean-Claude Trichet falava em Bruxelas onde participa no encontro dos ministros europeus das Finanças (Ecofin).

Contrariando as pretensões do BCE, os líderes europeus mantiveram vedada a possibilidade de o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) comprar no mercado secundário dívida pública dos países que, como Portugal, estão a enfrentar taxas de juro crescentemente elevadas.

Este papel tem sido desempenhado, a contragosto e sem grande eficácia, pela autoridade monetária do euro. A única nova orientação política é no sentido de o FEEF poder comprar títulos de dívida quando estes são emitidos (no mercado primário), quando a taxa de juro reclamada pelos investidores ultrapassar um limite (ainda por definir) considerado proibitivo.


O BCE tão pouco está satisfeito como facto de, no âmbito do reforço do Pacto de Estabilidade e Crescimento, não se contemplarem sanções automáticas para os países que deixem derrapar o défice para além de 3% do PIB ou não façam o suficiente para conter a dívida pública aquém de 60% do PIB. Uma decisão nesse sentido dever-se-á manter nas mãos dos políticos.

Os contornos finais do novo Pacto de Estabilidade e do FEEF serão decididos na cimeira europeia de 24 e 25 deste mês.


Ver comentários
Saber mais trichet insuficientes reformas euro cimeira
Mais lidas
Outras Notícias