Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet pede responsabilidade aos Governos europeus

O presidente do Banco Central Europeu apelou, em especial, à Itália e Espanha que "façam o seu trabalho com responsabilidade".

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 09 de Agosto de 2011 às 09:42
Jean-Claude Trichet voltou hoje a pedir aos governos da Zona Euro que reduzam os seus défices orçamentais e, em especial, à Itália e Espanha, que "façam o seu trabalho com responsabilidade". "O que esperamos é que os governos façam um trabalho à altura das suas responsabilidades", disse o presidente do BCE em entrevista à rádio francesa Europe 1, citada pelo "El País".

As declarações de Trichet surgem um dia após o BCE ter ido ao mercado secundário comprar dívida italiana e espanhola, tentando assim travar os riscos de contágio da crise da dívida a estas duas grandes economias da Zona Euro.

Trichet insistiu ainda na necessidade de serem aplicadas as medidas aprovadas na última cimeira europeia de 21 de Julho.

Numa outra entrevista, concedida a uma estação de televisão alemã, Trichet defendeu a decisão do BCE de comprar obrigações italianas e espanholas. "Percebemos que as nossas decisões não tiveram o efeito desejado. Foi por isso que decidimos desviar-nos das nossas regras de política monetária", esclareceu o responsável do banco central da Zona Euro.
Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu BCE Jean-Claude Trichet Espanha Itália
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio